Obrigado por Fumar (Filipe)

4 abril, 2008 at 9:05 pm 2 comentários

Obrigado por Fumar

Título Original: Thank You For Smoking

Diretor: Jason Reitman

Elenco: Aaron Eckhart, Katie Holmes, Robert Duvall, JK Simons

Ano:2005

ATENÇÃO: essa é uma análise crítica da idéia do filme, não vou falar dos méritos de deméritos dele, mas analisar a idéia. Por isso também pode conter spoilers, leia se já assitiu.

A escolha é sua?

“Escolha uma vida. Escolha uma profissão. Escolha uma carreira…” Em uma tradução livre de uma passagem do filme Trainspotting, dá para ilustrar de que uma vida é feita de escolhas. Entre tantas, uma delas é abordada em outro filme, Obrigado por Fumar.

“Fumar ou não fumar?” Cabem a cada um suas próprias escolhas. Existem propagandas a favor dos cigarros e contra, a população está mais que conscientizada sobre os males ao fumante. Além do que, o cigarro faz mal à saúde, mas faz a pessoa relaxar, um mal contra um bem, cabe a cada um escolher o que prevalece.

Com isso em vista, a crítica ácida do filme Obrigado por Fumar tem o mérito de abordar ambos os lados, sem acabar defendendo nenhum. Aliás, o protagonista, Nick Naylor, por mais absurdas que possam ser as intenções de seus comentários, usa argumentos que por muitas vezes ficam martelando a mente, “realmente, ele tem razão nisso”.

Em uma cena do filme, Nick Naylor vai a uma escola falar “sobre o cigarro”. A diretora acredita que favoravelmente, já que o seu filho estuda na classe e ela desconhece a vida de Nick. Em um dos melhores diálogos uma criança diz que não fumava porque a mãe diz que é ruim e Nick retruca perguntando se ela deixaria de comer chocolate se a mãe dissesse que faz mal. Um argumento pertinente que logo é abafado pela diretora da escola dizendo que aquela conversa havia acabado, seria mais fácil ela fazer isso do que tentar discutir. Essa cena mostra o falso puritanismo da sociedade, as pessoas não podem fumar porque faz mal, mas refrigerante, chocolate, carne gordurosa, tudo isso faz mal e ninguém vai contra.

Mas ainda, segundo Nick, é difícil argumentar a favor de algo que mata mais acidente de carro ou guerras. Tanto é verdade que nunca ele tenta dizer que o cigarro não faz mal, mas sim tenta cobrir o lado ruim com as vantagens, sempre seguindo a sua filosofia de “se você sabe argumentar, você nunca estará errado”, o que é realçado a cada segundo no filme.

Porém, ao mesmo tempo em que Nick precisa argumentar a favor do cigarro, ele precisa educar seu filho, que vê o pai como um herói. O protagonista cai para o caminho fácil: ao invés de ensinar o filho a argumentar a favor dos cigarros, ele ensina a argumentar. E só toca no assunto filho e cigarro quando é abordado no fim do filme, quando ainda hesita um pouco, mas responde que se o filho realmente quisesse, Nick compraria a primeira carteira.

Em mais uma parte inspirada do filme, em uma reunião da empresa onde Nick trabalha, ele diz que um dos maiores problemas da queda de vendas do cigarro é o cinema. Como falam no filme, quem consegue desvencilhar a imagem de alguns atores antigos do cigarro? Humphrey Bogart dando uma baforada ou Audrey Hepburn com toda classe segurando um cigarro. Já hoje não se imagina Tom Cruise ou Nicole Kidman fumando.

Porém o ponto alto do filme é o final, quando o “Grupo da Morte” formado por Nick, um representante de armas e uma representante de bebidas recebe mais integrantes. Um representante de produtos alimentícios, um agente de viagens… Você pode morrer de incontáveis maneiras, o cigarro é só uma delas.

Entry filed under: 1.

Cinema Paradiso (Filipe) A Professora de Piano (Rafael)

2 Comentários Add your own

  • 1. Rafael  |  9 abril, 2008 às 2:16 am

    Quando assisti o filme, achei ele meia boca. Apesar disso ele rende discussões ótimas. Enfim, ficou foda o texto 😉

    A tia deu quanto pra você?

    Responder
  • 2. Filipe  |  9 abril, 2008 às 7:12 pm

    1,5 de 2,0 😦

    mas o texto tem lá suas falhas, pensei até que ia ser pior xD

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Contador de visitas

  • 8.933 acessos

Arquivo

Feeds